Sobre Poliamor

Poliamor é uma forma de se relacionar afetiva e sexualmente com as pessoas apoiada em basicamente três pilares: diálogo, transparência e honestidade. Além disso, o elemento basilar que creio que o diferencie de outras possibilidades é a existência de acordos. Esses acordos consistem no estabelecimento de certas regras que garantam o bem estar da relação e de todos os envolvidos, obviamente.

A quantidade de parceiros e os acordos podem variar imensamente. Tecnicamente, cada grupo pode ter suas próprias regras e essas regras podem variar de acordo com novxs parceirxs que surjam. Não há a necessidade de se estabelecer um parceiro primário – uma pessoa pode estar solteira e praticar poliamor –, mas é bem comum que se formem núcleos de duas ou mais pessoas (tríades, casais que se juntam, uma infinidade de possibilidades).

A forma mais conhecida e, portanto, mais fácil de começar a explicar é o relacionamento aberto, em que geralmente um casal acorda que cada um pode se relacionar com outras pessoas independentemente. Alguns fazem questão de saber quem são essas pessoas, outros não. No entanto, como disse, esse é só um dos acordos possíveis. Há casais que se relacionam com outras pessoas juntos; outros em que um pode se relacionar apenas com mulheres ou com homens; outros em que outras pessoas passam a fazer parte integral da relação e se fecha o grupo. A esse último chamamos polifidelidade, que não é um requisito para o poliamor, mas é uma possibilidade.

É estritamente necessário gostar ou pelo menos não ser totalmente avesso às DRs, porque esse tipo de relacionamento abarca a possibilidade da mudança de acordos, seja de forma geral, seja com um/a lover específicx, ou em uma situação peculiar. É uma revolução contínua, avaliação da relação e dos processos em que todos estão envolvidos. Essa é a parte que eu acho linda. Há quem ache um saco. Ainda bem que há outras possibilidades não-monogâmicas por aí pra quem não se identifica com essa.

Disponível também em: http://poliamoretc.wordpress.com/

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre Poliamor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s